Informática Básica – Parte 1

O que devo saber de informática para não sofrer ao entrar em uma empresa?

Esse é um requisito comum em muitas vagas de emprego, e existem vários cursos de informática básica. Será que esses cursos ajudam mesmo? Pois vejo muitas pessoas com cursos básicos em informática sofrerem quando entram nas empresas, parece que não sabem nada, mas isso é culpa dos institutos de ensino ou da própria pessoa?

A informática básica encolve em saber usar um computador, acessar a internet, gerenciar documentos como planilhas e textos, saber usar arquivos compartilhados em rede, usar uma impressora, etc.

Abaixo vou dar algumas dicas do que devemos saber em informática para não passar vergonha no primeiro emprego.

Pacote Office

Praticamente obrigatório em todas as vagas, saber mexer nas ferramentas da Microsoft, o que é o pacote Office?

O Microsoft Office possui várias ferramentas mas as mais usadas por todos são:

  • Microsoft Excel;
  • Microsoft Word;
  • Microsoft Powerpoint;
  • Microsoft Outlook.

Microsoft Excel

Editor de planilhas que serve para controlar e organizar os dados de diversas formas mas a mais comum é através de tabelas formatadas. Também é muito usado com fórmulas que facilitam a vida quando se vai fazer cálculos principalmente os mais complexos.

O que se pode fazer com o Microsoft Excel?

  • Controles financeiros;
  • Controle de estoque;
  • Planilhas criativas;
  • Apresentações de dados com Dashboards, etc.

Mas o que devo aprender no Microsoft Excel?

Primeiramente estude a sua interface gráfica, saiba o que cada aba e ferramenta faz. Não tem nada mais demorado e frustante do que saber fazer mas não encontrar as ferramentas necessárias.

Após isso, estude as fórmulas básicas como somar, multiplicar, dividir e subtrair. Junto com isso faça pequenas tabelas com esses cálculos básicos.

Depois disso, aprenda funções de porcentagens, mínimo, máximo, média. Sempre faça tabelas para treinar, esse é o melhor jeito de aprender, com exemplos e prticando junto.

Agora parta para as funções condicionais como a “SE”. Mas já nesta etapa aproveite e aplique todo o conhecimento que tiver, faça soma com condições, etc.

Só prossiga se já estiver dominado as dicas anteriores. Se sim, aprenda as funções de manipulação de textos e datas, como concatenar, ext.texto, localizar, substituir, função hoje e agora, etc. Lembrando, sempre praticando com exemplos, que podem ser baixados da própria internet.

Após tudo isso já dominado, agora é hora de deixar tudo bonito, é hora de praticar as formatações, aprender a combinar as cores e estilos. Isso também pode ser praticado junto com a última dica de hoje do que aprender nbo Microsoft Excel, os Gráficos.

Exatamente, os gráficos são muito importantes para as visualizações dos dados, eles mostram de forma mais resumida e mais dinâmica, facilitando a tomada de decisão. Estude os tipos de gráficos que existem e para que cada tipo serve, isso mesmo, não devemos escolher qualquer tipo de gráfico só porque achamos mais bonito ou mais legal.

Considerações

Essas foram algumas dicas do que estudar e se dar bem na empresa, mas continua nos próximos posts porque é um conteúdo muito extenso. Na parte 2 vou falar do Microsoft Word e do Outlook. Deixem comentários e compartilhem com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *