Informática Básica – Parte 3

Continuando essa série de posts sobre informática básica, vou falar um pouco sobre a ferramenta mais usada nas reuniões para apresentações.

Microsoft PowerPoint

A última ferramenta do pacote Office da Microsoft que é mais utilizado é o PowerPoint, usado para criar e editar apresentações em forma de slide, podendo combinar imagens, gráficos, textos, sons e vídeos.

Abaixo mostrarei o que cada aba possui de ferramentas:

  • Página Inicial – Contém os slides e formatações;
  • Inserir – Para inserir imagens, tabelas, textos, audio e vídeo, símbolos e formas, etc;
  • Design – Possui design pré formatados e prontos para aplicar ao seu documento;
  • Transições – São efeitos de transições entre um slide e outro;
  • Animações– Configurações de animações que podem ser colocados em qualquer objeto;
  • Apresentação de Slides– Configura e inicia as apresentações;
  • Revisão – Para controle de alterações, revisões de texto, comentários, etc;
  • Exibição – Modos de exibição, zoom, painéis, layouts de impressão;
  • Arquivo – Tem as informações do documentos, bem como opções de salvar, imprimir, compartilhar e exportar.

Como fazer uma boa apresentação?

Não use textos muitos longos, isso pode deixar a apresentação muito chata, por isso seja direto, vai ao ponto central mostrando a idéia que quer passar.

Vá com calma nas transições e animações, não repita demais a mesma e nem use em todo objeto, pelo contrário, coloque alguma animação em algo que queira destacar, assim fica mais legal e não fica parecendo um filme de bollywood.

O Microsoft PowerPoint possui recursos de audio e vídeo, mas evite colocar efeitos sonoros em seus slides. Se tiver que usar, teste antes de começar e se possível deixe para o final de um assunto ou pro final da apresentação.

Evite deixar sua apresentação parecendo um carnaval, saiba usar as cores, sempre use as cores tema da empresa, isso deixa muito profissional sua apresentação. Isso se dá também para o uso de imagens, sempre use as de boas qualidades pois a apresentação sempre é projetada em escala maior, geralmente na parede, isso pode distorcer as imagens se não forem de boa qualidade.

Considerações

Como toda ferramenta da MIcrosoft, o PowerPoint também tem modelos que podem ser baixados para usar, treine bastante com esses modelos depois tente criar suas próprias apresentaçãoes. Você vai ver que essa ferramenta é muito divertida e vai despertar muito a criatividade.

Se gostaram, deixem nos comentários e compartilhem, que o próximo post quero falar um pouco sobre o uso da Internet na empresa e quais os cuidados que devemos tomar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *