PROXMOX

Falando em software opensource ainda, quando falamos em virtualização agora temos uma solução completa e gratuita, o PROXMOX, que pode ser baixado aqui.

É uma virtualização que integra hypervisor KVM e os contêineres LXC em uma única plataforma de gerenciamento. O PROXMOX é gerenciado pelo navegador sem a necessidade de instalação de clients. Pode ser usado para instalar, gerenciar e monitorar infraestruturas hiperconvergentes (HCI), com autenticação de usuários com gerenciamento de permissões, onde permite o total controle dos clusters.

Por que utilizar o PROXMOX VE?

  • Segurança: Quando podemos gerenciar tudo em um único lugar, temos mais segurança, podemos ter várias máquinas virtuais para os mais variados serviços, e quando um está com problemas não afeta as demais.
  • Economia: Tanto financeiro quando de espaço físico, com o PROXMOX podemos ter apenas um servidor com bom hardware suprindo toda a empresa, não precisamos comprar várias máquinas físicas e nem adquirir licenças caras.
  • Facilidade: Devido ao gerenciamento web, temos muita facilidade em criar e fazer modificações, adicionar recursos como mais HDs para armazenamento, fazer backup com o próprio PROXMOX, e isso nos dá muita flexibilidade para gerenciar a infraestrutura da empresa.
Fonte: Site https://proxmox.com/en/proxmox-ve , tela de gerenciamento web.

Considerações

Foi apenas uma dica breve sobre o que é e o que faz o PROXMOX, pois é uma ferramenta muito poderosa que deve ser considerada em sua empresa, e caso queiram um tutorial sobre esta poderosa ferramenta é só deixar nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *